Connection J2P

Saturday, April 07, 2007

Páscoa na Polónia

Na Páscoa, as ruas movimentadas de Cracóvia dão lugar ao vazio, e só não há absoluto silêncio nas ruas porque as companhias aéreas de Low Cost "despejam" semanalmente centenas de ingleses, irlandeses e escoceses...mudando assim o idioma oficial nas ruas, é verdade, nesta altura só se fala o inglês!!!

Em plena 6ª feira Santa, à noite, nas ruas sente-se uma diferença incrível em relação a todas as outras noites, já que esta é uma cidade com bastante vida nocturna. Nos bares e discotecas apenas se encontram estrangeiros (como eu...)

A tradição Pascal na Polónia tem algumas particularidades. Pelo que me foi dado a perceber, durante o dia de hoje, ou seja, Sábado, os polacos dirigem-se às igrejas para que os padres abençoem os alimentos que estes irão ingerir no Domingo de Páscoa. À noite, tal como em Portugal, realizar-se-à a Vigília Pascal, que, para quem não sabe, é uma missa em que é apresentado à respectiva comunidade o "Lume Novo", lume este que é abençoado antes da cerimónia, que começa com a igreja toda às escuras e em que cada pessoa leva uma vela para poder receber esse mesmo "Lume Novo" .

Outra tradição polaca de que ouvi falar, foi uma procissão no domingo de Páscoa, que começa às 6h da manhã e que consiste em contornar a igreja três vezes (esta tradição penso que será típica apenas em alguns lugares da Polónia e não seja nada geral...)

Finalmente, na 2ª feira (aqui é feriado à 2ª de Páscoa e não à 6ª feira Santa...) parece que há a tradição de atirar água a quem quer que passe na rua, seja com garrafas, balões, seja com o que for... Quer isto dizer que na 2ª feira, ou fico em casa, ou saio à rua munido com um bastão de basebol!!!

Resta-me desejar Boa Páscoa a todos desde Cracóvia, aproveitem os ovos moles, o pão-de-ló e o folar, que eu aqui não posso saborear...

3 Comments:

  • Passei por aqui só para te deixar um abraço.

    Aquele abraço

    Simão

    By Blogger Simão Costa Cruz, at 7:51 PM  

  • Boas,

    queria somente deixar a dica:

    Organizo a primeiro noite de concertos do Music@PL.PT. Ja este sabado, dia 12, na Kazimierz, no clube Tytus i Koka (Josefa, 25) tocarao ao vivo, pela primeira vez em Cracovia, os Zerova, de Bialystok, juntamente com os New Century Classics e The Midnight Reverie Trio.

    Se gostaste dos sons do filmes da Amelie, se gostas de ouvir os Sigur Ros, Mum, M83 ou os Mogwai, aparece no Sabado que vais gostar. Bem, e depois sempre da para trocar umas palavritas em portugues.

    Um abraco

    Romeu
    Music@PL.PT

    PS: Eu devo ser o tipo que andara numa correria por todo o bar, com uma Lomo ao peito :)

    Podes me contactar atraves de

    musicplpt(arroba)gmail(ponto)com

    By Blogger SKL, at 11:40 PM  

  • http://portugalia.aceboard.com/


    Seja ben vindo e participa !

    By Anonymous Anonymous, at 11:33 AM  

Post a Comment

<< Home