Connection J2P

Sunday, August 27, 2006

Esse bicho estranho que é o TRAM…


Aqui por terras de Copérnico (e do grande Juskowiak), o meio de transporte mais comum e acessível às pobres bolsas dos emigras portugueses é o TRAM, ou em português, o “velhinho” eléctrico.

A qualquer sítio onde se queira chegar, a pergunta é só uma: “- Qual é o TRAM que vai pra lá?!”

Toda a cidade está coberta por linhas por onde este bicho estranho se move, transportando milhares de pessoas (e polacos também!!!…) por dia para os mais variados cantos da cidade. Ainda que não tenha tido a oportunidade de viajar dentro do país, tomei conhecimento que este bicho está enraizado na própria sociedade, já que todas as maiores cidades dispõem deste “moderno” meio de transporte.

Cada viagem num destes bichos faz-me recordar os bons velhos tempos de “Feira de Março”, na bela “montanha russa”, ou mesmo nos “carrinhos de choque”… Existe toda a semelhança ente o condutor (ainda que apenas utiliza uma alavanca para acelerar (até uns vertiginosos 15 a 20 Km/h) e travar) e a pessoa responsável por carregar no botão da “montanha russa”…

Continuando com esta comparação, posso apontar como a maior diferença o perfume das áreas circundantes… Enquanto que na mítica “Feira de Março” aveirense (a qual não visito há alguns anos, por opção própria…) o aroma que mais se sente é o de farturas e churros, quando se entra no TRAM, seja pela manhã, tarde ou noite, o inebriante “cheiro a sovaco” leva-me a pensar “Caramba, uma das obrigações para que estes países aderissem à União Europeia deveria ser a de tomar um banho diário, ou na pior das hipóteses, 3 vezes por semana!!!” (isto não é verdade, o que um belo emigra como eu pensa nestas situações vividas diariamente é: “dasse, que mer## de cheiro!!!”).

Mas apesar de tudo, todas as manhãs acordo a pensar que não posso perder o TRAM, e rejo o meu horário matinal pelo horário do próprio TRAM. Como diz a Alanis, “Ironic, isn’t it?!...”

1 Comments:

  • Es la calle 3er Mayo, no?

    By Anonymous Anonymous, at 11:14 PM  

Post a Comment

<< Home