Connection J2P

Saturday, April 07, 2007

Páscoa na Polónia

Na Páscoa, as ruas movimentadas de Cracóvia dão lugar ao vazio, e só não há absoluto silêncio nas ruas porque as companhias aéreas de Low Cost "despejam" semanalmente centenas de ingleses, irlandeses e escoceses...mudando assim o idioma oficial nas ruas, é verdade, nesta altura só se fala o inglês!!!

Em plena 6ª feira Santa, à noite, nas ruas sente-se uma diferença incrível em relação a todas as outras noites, já que esta é uma cidade com bastante vida nocturna. Nos bares e discotecas apenas se encontram estrangeiros (como eu...)

A tradição Pascal na Polónia tem algumas particularidades. Pelo que me foi dado a perceber, durante o dia de hoje, ou seja, Sábado, os polacos dirigem-se às igrejas para que os padres abençoem os alimentos que estes irão ingerir no Domingo de Páscoa. À noite, tal como em Portugal, realizar-se-à a Vigília Pascal, que, para quem não sabe, é uma missa em que é apresentado à respectiva comunidade o "Lume Novo", lume este que é abençoado antes da cerimónia, que começa com a igreja toda às escuras e em que cada pessoa leva uma vela para poder receber esse mesmo "Lume Novo" .

Outra tradição polaca de que ouvi falar, foi uma procissão no domingo de Páscoa, que começa às 6h da manhã e que consiste em contornar a igreja três vezes (esta tradição penso que será típica apenas em alguns lugares da Polónia e não seja nada geral...)

Finalmente, na 2ª feira (aqui é feriado à 2ª de Páscoa e não à 6ª feira Santa...) parece que há a tradição de atirar água a quem quer que passe na rua, seja com garrafas, balões, seja com o que for... Quer isto dizer que na 2ª feira, ou fico em casa, ou saio à rua munido com um bastão de basebol!!!

Resta-me desejar Boa Páscoa a todos desde Cracóvia, aproveitem os ovos moles, o pão-de-ló e o folar, que eu aqui não posso saborear...