Connection J2P

Tuesday, July 31, 2007

De Volta!!!

Este título pode ser visto de duas formas:

1ª - É verdade, após longo período de ausência, estou de volta aos posts

2ª – Estou de volta a Portugal, para mais uma aventura, de curto, médio ou longo prazo…?! Só o tempo o dirá!!

Agora escrevo-vos desde Oeiras, a minha nova cidade de acolhimento…

É com saudade que lembro os tempos de Cracóvia, onde deixei lá amigos. Alguns deles já voltaram a Portugal ou encontraram diferentes destinos por essa Europa fora.

Todos as pessoas que conheço que fizeram Erasmus (como me arrependo cada vez mais de não ter feito…), sempre me disseram que as despedidas são a pior parte, e o meu caso não fugiu à regra. Após um ano a partilhar os dias e as noites com o mesmo grupo de pessoas, que acabaram por se tornar amigos, uns mais do que outros, como é natural, as despedidas são sempre complicadas…

Aproveitar as últimas horas em solo polaco para mais uma visita ao Kitsh (bar descrito no blog “Divina Polónia”) onde se pode ouvir música indie, pop inglês, etc… Algo que em Portugal é um pouco mais difícil de encontrar…

Após um ano de Polónia, só posso dizer bem desta experiência, foi muito enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional…e, a todos aqueles que procuram nos nossos blogs opiniões sobre este local, seja para visitar ou mesmo para trabalhar, aconselho vivamente a experiência, apesar da dificuldade da língua, está provado que quem tem disposição para estudar em horário pós-laboral (que, claramente, não foi o meu o caso, onde apenas aguentei os primeiros 2 meses a estudar no tram durante a meia hora de caminho até ao trabalho…) consegue aprender (não é Geraldo Geraldes?!).

Não só a língua, mas tudo o que rodeia este país, tal como a comida e todas as diferenças culturais (bastante vincadas em todos os nossos blogs) são aspectos interessantes de se conhecer.

O nome ConnectionJ2P poderia deixar de fazer muito sentido agora que estou de volta, no entanto, pode agora ser encarado como ligação aos amigos que deixei na Polónia, assim sendo, continuarei a acompanhar as vossas aventuras, principalmente através do Polaquices, do Site do Tiago, do Divina Polónia e do Reizorg. Por aqui vou deixando também algumas novidades do nosso amado Portugal (apesar de todos vocês terem Internet e saberem das daquilo que se passa cá antes de mim… já que acordam sempre 1h (CET) antes de mim…)

Bjs à (ex-)Chefe e abraços aos restantes.