Connection J2P

Saturday, October 21, 2006

PORTUGAL – Polska


No passado dia 11 a comunidade portuguesa de Krakow alugou um mini-bus juntamente com alguns amigos polacos e deslocou-se a Katowice para assistir “in loco” a mais um jogo da Nossa Selecção a contar para a fase de apuramento para o Euro-2008.

Estava um ambiente fantástico, cantávamos nós, cantavam eles… até que perto da entrada do estádio, os adeptos adversários cantaram algo como “Polónia, vermelho e branco!!” e eu, como as cores são algumas das poucas palavras que sei pronunciar neste dialecto estranho, cantei “Portugal, verde e vermelho!!!”, o que acho que não é de forma alguma ofensivo, no entanto este povo estranho assim não achou, e por pouco não fui saco de boxe de um polaco furioso…e os ânimos acalmaram…

Já dentro do estádio, um ambiente incrível… todos os polacos tinham cachecóis, camisolas da equipa e bandeiras, pena foi que em 30 mil espectadores 90% eram do sexo masculino…








Estava tudo preparado para um bom jogo, até que um tipo chamado Euzebius Smolarek resolveu estragar a noite aos Portugueses que se deslocaram ao estádio (sinceramente com melhor aspecto do que estava à espera, mas a anos-luz dos estádios portugueses…).

1-0 aos 5 minutos, não era bom prenúncio… 1 polaco vem ter comigo e com o Renato e diz-nos qualquer coisa como “1 já está!!” ao que nós respondemos com o indicador a apontar para o relógio, afinal só tinham passado 5 minutos!!!

2-0 aos 20 minutos, uma polaca (estavam lá 10%...) toca-me nas costas e diz: “- Deixem lá, fica para a próxima…”

Passei o resto da 1ª parte a gritar ao Scolari para meter o Nani, mas ele não me deve ter ouvido…

Chega o intervalo. Aprendi como se sentem os animais no Zoo. Os polacos faziam filas (não bichas…) para tirarem fotos connosco, parecíamos “aliens” ou coisa do género. Tirámos dezenas de fotos, até um pai pediu para a pequena filha (deveria ter 3 ou 4 anos..) tirar uma foto connosco…

Perdi a conta do nº de vezes que me pediram para trocar de cachecol, mas o meu cachecol de Portugal é o único que tenho na Polónia, logo não acedi a nenhum tipo de troca.

Começou a 2ª parte e todos convencidos de que ainda iríamos dar a volta ao resultado…mas nada!! O Nani aqueceu cerca de 60 minutos mais o intervalo…e entrou a 15 minutos do fim… Eu apoio o Scolari na Selecção, mas o puto está numa forma brutal enquanto que o indivíduo que jogou a extremo juntamente com o Ronaldo não fez nada os 90 minutos…

2-1 a terminar…Vi o Nuno Gomes pela 1ª vez em campo…acabou de prender o cabelo atrás das orelhas…

Miserável!!! Perdemos com esta cambada de mancos… O que acabou por não ser mau, pois estou convencido que se Portugal tem ganho, eu passaria duas semanas a alimentar-me através de uma palhinha numa cama de hospital na Polónia, o que não será muito agradável.

À saída, um polaco que nunca tinha visto mais gordo, aproxima-se de mim, diz que foi a maior vitória da selecção deles nos últimos anos (nem era de esperar outra coisa, afinal, venceram o 4º classificado do último mundial…) ao que eu lhe digo “- Sim, acredito. Vocês vão lançados para o 2º lugar do grupo…” “- 2º? Porque o 1º é para vocês não é?” – diz ele. “- Claro, mas não te preocupes, vão jogar o playoff de apuramento…” – respondo eu. Mais uma vez ele me pede para trocar o cachecol e eu respondo da mesma forma que respondi às outras dezenas que me pediram o mesmo…

Força Portugal!!!

4 Comments:

  • hi, I'm Polish :)
    God Bless You

    By Blogger Mary - Shia, at 2:01 PM  

  • Lamentavel...

    Depois de tanta propaganda ao jogo, levar com semelhante balde de água fria não caiu nada bem!!!

    Eu ainda perdoava os jogadores se a bancada repleta de polacas, mas segundo as tuas informações 90 % eram homens.

    Não da para entender!!!

    By Blogger Ilídio Santos, at 9:57 PM  

  • Realmente en aquellos momentos todo el mundo se puso completamente loco en Polonia - como es posible - que nosotros ganamos con PORTUGAL? Besos por parte de una chica de Katowice... Cuidate!

    By Anonymous Anonymous, at 11:11 PM  

  • Tb estive para ir ver o jogo, mas tive que ir em viagem de trabalho para Krosno.

    Mesmo tendo perdido, acredito que valeu a pena.

    Um abraco de um outro tuga em Cracovia.

    Romeu - Music@PL.PT
    (http://musicplpt.blogspot.com)

    By Blogger SKL, at 10:15 PM  

Post a Comment

<< Home