Connection J2P

Sunday, August 27, 2006

Esse bicho estranho que é o TRAM…


Aqui por terras de Copérnico (e do grande Juskowiak), o meio de transporte mais comum e acessível às pobres bolsas dos emigras portugueses é o TRAM, ou em português, o “velhinho” eléctrico.

A qualquer sítio onde se queira chegar, a pergunta é só uma: “- Qual é o TRAM que vai pra lá?!”

Toda a cidade está coberta por linhas por onde este bicho estranho se move, transportando milhares de pessoas (e polacos também!!!…) por dia para os mais variados cantos da cidade. Ainda que não tenha tido a oportunidade de viajar dentro do país, tomei conhecimento que este bicho está enraizado na própria sociedade, já que todas as maiores cidades dispõem deste “moderno” meio de transporte.

Cada viagem num destes bichos faz-me recordar os bons velhos tempos de “Feira de Março”, na bela “montanha russa”, ou mesmo nos “carrinhos de choque”… Existe toda a semelhança ente o condutor (ainda que apenas utiliza uma alavanca para acelerar (até uns vertiginosos 15 a 20 Km/h) e travar) e a pessoa responsável por carregar no botão da “montanha russa”…

Continuando com esta comparação, posso apontar como a maior diferença o perfume das áreas circundantes… Enquanto que na mítica “Feira de Março” aveirense (a qual não visito há alguns anos, por opção própria…) o aroma que mais se sente é o de farturas e churros, quando se entra no TRAM, seja pela manhã, tarde ou noite, o inebriante “cheiro a sovaco” leva-me a pensar “Caramba, uma das obrigações para que estes países aderissem à União Europeia deveria ser a de tomar um banho diário, ou na pior das hipóteses, 3 vezes por semana!!!” (isto não é verdade, o que um belo emigra como eu pensa nestas situações vividas diariamente é: “dasse, que mer## de cheiro!!!”).

Mas apesar de tudo, todas as manhãs acordo a pensar que não posso perder o TRAM, e rejo o meu horário matinal pelo horário do próprio TRAM. Como diz a Alanis, “Ironic, isn’t it?!...”

Tuesday, August 15, 2006

O meu 1º prato de peixe…


Após 1 mês na Polónia, comi peixe pela 1ª vez… nesse grande restaurante conhecido pela qualidade do seu pescado…o Macdonalds!!! É verdade, o meu 1º prato de peixe por estas bandas foi um “McFish” regado com uma sprite da bela colheita de 69 desse grande espumante …

Isto foi ontem, hoje porém, aventurei-me no mundo da cozinha e, podem abrir a boca de espanto, cozinhei o meu primeiro prato de peixe…ou seja, dois dias seguidos a comer peixe na Polónia (?!), quem diria, hein?!

Home Sweet Home

Ainda não tenho Internet em casa… que falta faz aqui!!!, onde não se podem comprar jornais (tudo em polaco), a não ser para servirem de protecção aos fritos e não salpicar a kitchnet toda…

Já estou finalmente na minha casa…, no meu humilde estúdio (como podem ver nas fotos abaixo). Aquilo ali com azulejos no canto é a cozinha (?!), por trás da cozinha está a casa de banho (achei por bem não tirar nenhuma foto…).






(A minha sala, que é ao mesmo tempo quarto eé... o resto da casa...)





(Mãezinha...desculpa a desarrumação...)

Como é bom poder dizer a MINHA CASA… ainda que seja provisoriamente. Meses? 1 ou 2 anos? O tempo o dirá, mas é muito bom ter esta sensação de independência, ainda que, como é óbvio, a comida da mamã faça muita falta, assim como as camisas a aparecerem lavadas e passadas a ferro prontas a usar…

Durante o fim-de-semana, mesmo o pessoal juntando-se para comer ou beber qualquer coisa, ir dar uma volta ao “Ćien” e ver as “vistas”, as saudades apertam um pouco. Apertam mais nestes momentos, porque são aqueles em que estava habituado a ir casa, estar com a família e os amigos de Aveiro (não me esqueço dos de Lisboa e dos de outros sítios, mas estes estão mais perto às 6ªs e sábados à noite, nem que seja para um cafezinho). Durante a semana, com o ritmo de trabalho a aumentar (até porque estamos em altura de “fecho de mês”) não dá para sentir muitas saudades, até porque também não é boa política estar sempre a pensar no que está a 4000 Km e não há nada a fazer, a não ser trabalhar, ganhar mais experiência e, fundamentalmente, CV.

Quero deixar aqui uma mensagem de parabéns ao grande Sporting, que começa a pré-época desportiva da melhor maneira , com a vitória no Torneio do Guadiana com vitórias sobre o “benfas” e o “Corunha”, e viu o “puto” Djaló ser coroado melhor jogador do torneio. E ainda com uma vitória esmagadora no Torneio Columbino em Huelva, Espanha.

Monday, August 14, 2006

Garra Centenária



Este ano ninguém pode com a "garra do leão"...

Thursday, August 10, 2006

Compras!!! → Polska, sociedade de consumo…


Nos últimos anos contavam-se pelos dedos das mãos as vezes que fui às compras… mas às compras a sério…ir ao hipermercado, trazer o carro cheio “de tudo e mais alguma coisa”.

O belo do “chocapic” para o pequeno almoço, carne (porque aqui peixe é coisa rara…mas já encomendei bacalhau, porque o mano vêm cá pra semana. E, o mais indispensável de todos os itens, um pacote de 3 mars, algo que nunca pode faltar em casa, assim como o belo do garrafão de 5 Lts (de água, que é que estavam a pensar…vocês já me conhecem, vinho…nojo!!!).

Ir às compras agora, é prática corrente!!! Ainda por cima a minha casa (?!) não tinha nada, nem pratos, copos ou talheres, por isso, não só tenho de passar a vida no Carrefour (desculpa Neves, mas ainda não fui ao Intermarché…) como também esta semana vou pela 2ª vez ao IKEA…onde nunca tinha ido em Lisboa, é verdade, foi preciso viajar 4000 Kms para ter de entrar numa loja desta conhecida marca! Para além dos supracitados itens, tive (e ainda vou ter…) de comprar várias outras coisas, algo que nunca sequer tinha pensado em comprar antes de morar sozinho, tal como um estendal (não tenho varanda), uma base para os pratos (para proteger o balcão das bases dos pratos a ferver), um escorredor para talheres… tudo coisas indispensáveis, hein?! A verdadeira sociedade de consumo, há sempre coisas que não precisamos mas acabamos por comprar…no entanto, até agora, tenho resistido a “deitar dinheiro fora”, também porque só hoje recebi o 1º vencimento em zlotys, vamos ver se continuo a resistir…

Ao contrário do que muita gente pensa, aqui os preços não são muito mais baratos, pelo contrário, até são mais caros em várias coisas. O que realmente vale a pena comprar por cá é a comida e as bebidas, porque até as casas não são nada do que se pensa por terras de D. Afonso Henriques…

Bem, vou terminar este post, porque acabei de me lembrar que preciso de comprar mais umas tantas coisas, e o tram deve estar prestes a passar…