Connection J2P

Sunday, October 29, 2006

English

As I think my English is getting worst and worst, I decided to post from time to time in this language.

As strange as this may sound (as I live abroad and still don’t know much about the local language), I have the feeling that everyday my English vocabulary is disappearing. This must be happening because I’m learning Polish (can be confusing…) and my team (at work) are 100% Portuguese (we’re 3…) so during the day we keep on speaking Portuguese and only practice English with our foreign colleagues, therefore this can be an explanation. Another can be, as one of my fellow Portuguese once suggested, the lack of quality in the English of the people we speak to. According to his thoughts, he says that we can only learn English with people that speak as good as or better than we…

I don’t know, maybe this is just a feeling and it is not really what is happening, and in the end, I keep on improving my foreign languages innate ability (at least I think I have one…)

A Profissão mais velha do Mundo (uma kurwa em cada curva...)

A prostituição é unanimemente considerada a profissão mais velha do Mundo. Ainda assim, nunca tinha visto tantas “profissionais” como aqui na Polónia…

É natural que em Aveiro não se veja muito durante o dia, mas basta sair à noite para os lados da Praça, Esgueira ou algumas ruas mais escondidas que se encontram logo algumas destas “profissionais” (ainda que em pouca quantidade…).

Em Lisboa, pelo contrário, já se vêem bem mais “profissionais”, em qualquer avenida mais, ou menos, movimentada se encontram este tipo de “trabalhadoras da noite”, mas pelo menos só se vêem mesmo à noite, quando voltamos de mais um longo dia trabalho, ou então, quando saímos para tomar 1 copo.

Aqui em Krakow, é por demais. Sempre que me desloco à Praça Central (a Rynek Głowny, que dista cerca de 5-7 minutos a pé) cruzo-me com pelo menos meia dúzia delas… Ontem quando saí de casa, cruzei-me com uma “profissional” que imediatamente identifiquei pela sua farda (casaco de ganga aberto e soutien vermelho bem à mostra), ok, eram 21h30… uma hora aceitável para esta gente “trabalhar”. Agora, quando esta tarde fui ao Galeria Krakowska (enorme Centro Comercial que abriu à cerca de um mês e onde há todas as lojas que se podem encontrar em Portugal…ok, à excepção da “Loja das Meias”…) e me dirigia para casa, passei por uma bela pu………ra donzela de aproximadamente 50 anos, ornamentada com uma belíssima mini-saia e umas meias de vidro…(bem apelativa, hein?!)… Nada de especial, não é? Esqueci-me apenas de referir que eram 18h…

Saturday, October 21, 2006

PORTUGAL – Polska


No passado dia 11 a comunidade portuguesa de Krakow alugou um mini-bus juntamente com alguns amigos polacos e deslocou-se a Katowice para assistir “in loco” a mais um jogo da Nossa Selecção a contar para a fase de apuramento para o Euro-2008.

Estava um ambiente fantástico, cantávamos nós, cantavam eles… até que perto da entrada do estádio, os adeptos adversários cantaram algo como “Polónia, vermelho e branco!!” e eu, como as cores são algumas das poucas palavras que sei pronunciar neste dialecto estranho, cantei “Portugal, verde e vermelho!!!”, o que acho que não é de forma alguma ofensivo, no entanto este povo estranho assim não achou, e por pouco não fui saco de boxe de um polaco furioso…e os ânimos acalmaram…

Já dentro do estádio, um ambiente incrível… todos os polacos tinham cachecóis, camisolas da equipa e bandeiras, pena foi que em 30 mil espectadores 90% eram do sexo masculino…








Estava tudo preparado para um bom jogo, até que um tipo chamado Euzebius Smolarek resolveu estragar a noite aos Portugueses que se deslocaram ao estádio (sinceramente com melhor aspecto do que estava à espera, mas a anos-luz dos estádios portugueses…).

1-0 aos 5 minutos, não era bom prenúncio… 1 polaco vem ter comigo e com o Renato e diz-nos qualquer coisa como “1 já está!!” ao que nós respondemos com o indicador a apontar para o relógio, afinal só tinham passado 5 minutos!!!

2-0 aos 20 minutos, uma polaca (estavam lá 10%...) toca-me nas costas e diz: “- Deixem lá, fica para a próxima…”

Passei o resto da 1ª parte a gritar ao Scolari para meter o Nani, mas ele não me deve ter ouvido…

Chega o intervalo. Aprendi como se sentem os animais no Zoo. Os polacos faziam filas (não bichas…) para tirarem fotos connosco, parecíamos “aliens” ou coisa do género. Tirámos dezenas de fotos, até um pai pediu para a pequena filha (deveria ter 3 ou 4 anos..) tirar uma foto connosco…

Perdi a conta do nº de vezes que me pediram para trocar de cachecol, mas o meu cachecol de Portugal é o único que tenho na Polónia, logo não acedi a nenhum tipo de troca.

Começou a 2ª parte e todos convencidos de que ainda iríamos dar a volta ao resultado…mas nada!! O Nani aqueceu cerca de 60 minutos mais o intervalo…e entrou a 15 minutos do fim… Eu apoio o Scolari na Selecção, mas o puto está numa forma brutal enquanto que o indivíduo que jogou a extremo juntamente com o Ronaldo não fez nada os 90 minutos…

2-1 a terminar…Vi o Nuno Gomes pela 1ª vez em campo…acabou de prender o cabelo atrás das orelhas…

Miserável!!! Perdemos com esta cambada de mancos… O que acabou por não ser mau, pois estou convencido que se Portugal tem ganho, eu passaria duas semanas a alimentar-me através de uma palhinha numa cama de hospital na Polónia, o que não será muito agradável.

À saída, um polaco que nunca tinha visto mais gordo, aproxima-se de mim, diz que foi a maior vitória da selecção deles nos últimos anos (nem era de esperar outra coisa, afinal, venceram o 4º classificado do último mundial…) ao que eu lhe digo “- Sim, acredito. Vocês vão lançados para o 2º lugar do grupo…” “- 2º? Porque o 1º é para vocês não é?” – diz ele. “- Claro, mas não te preocupes, vão jogar o playoff de apuramento…” – respondo eu. Mais uma vez ele me pede para trocar o cachecol e eu respondo da mesma forma que respondi às outras dezenas que me pediram o mesmo…

Força Portugal!!!